sexta-feira, 31 de julho de 2009

População avalia prefeito de Estreito-Ma


Todo político enfrenta um dilema após a eleição: decidir a hora de descer do palanque e trabalhar de acordo com as obrigações do cargo. A questão é que enquanto se é candidato, pode-se fazer promessas a vontade, haja visto que ainda não se tem poder para torná-las realidade. Quando eleito, tudo que se faz, e principalmente, deixa de se fazer causa repercussão.
Após sete meses de administração, o prefeito de Estreito, Zequinha Coelho, tem sua administração avaliada através de uma enquete realizada nas ruas do município. A enquete buscou saber da população como está sendo a atuação do prefeito, como está agindo em relação suas promessas de campanha, área que o prefeito melhor atua e seu desempenho pessoal, ou seja, sua popularidade com o povo.
Segundo nossa enquete, com 100 participantes dos diversos bairros do município, a administração de Zequinha é de modo geral boa, chegando a regular nos bairros mais afastados; a área campeã é a Infra-Estrutura. Em relação suas promessas, o povo acha que ele está cumprindo, devagar, mas cumprindo; mas a campeã foi a avaliação pessoal de Zequinha, sua popularidade é alta, o que ajuda a manter a confiança em seu trabalho.
Zequinha passou por média em sua primeira avaliação, mas para muitos, isso se deve à boa escolha de seu secretariado e claro, seu comando forte, mas não como um ditador. Zequinha vai sabendo levar e seu secretariado vai mostrando trabalho e agradando ao chefe.
Com os números analisados, vamos ver o que foi feito nesses meses de trabalho de Zequinha e seus comandados.
Infra-Estrutura - A Secretaria de Infra-Estrutura foi a mais lembrada na enquete pelos participantes. Sob o comando de Bibi, a secretaria está dando cara nova à cidade. Asfaltamento, alargamento e pintura de ruas, conserto dos prédios e até tratamento da grama dá uma imagem diferente a Estreito, deixa a cidade com uma cara jovem. E não para por ai, as estradas vicinais também estão sendo consertadas, facilitando o escoamento dos produtos agrícolas. Mas ainda falta muito a ser feito, o secretário sabe que não é só isso mas está no caminho certo. Problemas como a poeira de alguns bairros prejudica a população, incomoda não só pela sujeira, mas principalmente em relação à saúde.
Saúde - Por falar em saúde, esse é um tema importantíssimo, o qual a população de Estreito sempre reclamou. Com Zequinha não poderia ser diferente, mas o importante é que mudou e melhorou. No início foi complicado, mas o bom trabalho se solidificou com a chegada da secretária Caroline Cutrim e da Diretora do Hospital Municipal Diana Coelho.
Hoje o Hospital atende a dezenas de pessoas por dia, realiza exames e tratamentos com Fisioterapeuta, Psicólogo, Psicopedagogo, Nutricionista, endoscopia, ultrasonografia, ginecologia, pediatria, prevenção de Câncer de colo de útero, hipertensão, diabetes, pré-natal, hanseníase, tuberculose entre vários outros.
A secretaria de saúde realiza vários programas como a distribuição de camisinhas no carnaval, treinamento de calasar para as equipes de saúde da família, várias ações educativas nas escolas e na Usina Hidrelétrica como palestras sobre DSTs, Câncer, Dengue, Violência, Drogas, Abuso Sexual e outros; dramatizações; caminhadas e multirões contra a Dengue e Triagem de Catarata; Campanha de Doação de Sangue, pagamento de insalubridade para equipe de Endemias, além de vários outros projetos que ainda serão realizados pela Secretaria de Saúde.
Educação - A secretaria de Educação, que tráz à frente a Pedagoga Analdiane Brito Noleto, também vem realizando várias ações. A secretária fez um recadastramento dos funcionários da Educação, participou do Treinamento oferecido pelo MEC aos secretários de Educação, participou de congressos nacionais buscando trazer novidades para o município. Além de promover as reformas dos colégios da zona urbana e zona rural como as escolas Lírio dos Vales, Virgílio Franco, Primeiro Passo (com extensão), Pedro Gomes I, Manoel Francisco de Oliveira e Salomão Cunha; reforma da creche Pôr-do-sol; implantação de laboratórios de informática nas escolas da zona urbana e rural como Ruy Carvalho, Virgílio Franco, Luis de Oliveira, Reinaldo Tavares, Transamazônico, Salomão Cunha, Marcelino Moura, Pedro Gomes I, Padre Josimo e Manoel Francisco de Oliveira. Implantação do Projovem, entrega de material didático, aquisição de computadores e mobiliários para a secretaria de Educação, reformas de carteiras escolares, aquisição de 40 aparelhos auditivos para os alunos da APAE, palestras, treinamentos para professores, entrega do veículo escolar; caminhada pelo meio ambiente, eventos culturais e muitos outros projetos realizados e a serem realizados pela Secretaria de Educação.
SAAE - O SAAE de Estreito (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) vem tendo um trabalho importante no município, o resgate da Instituição. Com o jovem Ricardo como Diretor, o SAAE em sete meses deu um salto de desenvolvimento. De início a escolha de Ricardo foi criticada pela suposta falta de experiência, mas ele mostrou que dava conta do recado e já conseguiu vários benefícios melhorando o modo de trabalho. O SAAE já aplicou mais de 98 metros de rede de 50 mm no bairro da Areia, troca de tubulações antigas de poços nos bairros alto bonito e setor Valec e bairro Brejo do Pinto, escavação de poço no Brejo do Pinto 2. O SAAE também adquiriu um veículo, melhorando e agilizando a qualidade dos serviços, pois o SAAE só contava com 02 motos o que não ra suficiente para a demanda dos serviços. Compra de motor bomba a gosolina para os serviços feitos no campo; aplicação de redes de 60mm no bairro Alto Bonito.
O SAAE inaugurou mais um poço artesiano de 50 mil litros/hora que abastecerá todo o centro da cidade e demais localidades. O SAAE Estreito pensa em promover um encontro com todos os SAAEs da região para troca de experiências e mostrar os trabalhos à população.
Todas essas ações melhoraram os serviços do SAAE nos bairros, investiu na qualidade e vem colhendo os frutos. Foram mais de R$ 126 mil reais investidos e Ricardo disse que não fica por ai, com a ajuda do prefeito Zequinha Coelho o SAAE vai se desenvolver e melhorar seus serviços para a população de Estreito.
Ação Social - A Secretaria de Ação Social, foi a surpresa na enquete. O povo reclama que essa é a área que menos teve iniciativa no governo Zequinha Coelho. Zequinha precisa olhar com mais carinho para esse setor, pois o povo reclamou da falta de assistência nessa secretaria.
Esporte - A Secretaria de Esporte, traz como chefe o Sr. Hélio Bodoiotti, junto com sua esquipe de trabalho, Amarelinho, Evano Bôro e Pedrinho Pacheco, criaram a escolinha Municipal de Futebol, com aproximadamente 200 garotos matriculados com idade entre 07 a 18 anos, onde todos passam por uma avaliação médica. A equipe que trabalha com Bodoiotti é experiente, pois todos tem em seu currículum experiências em clubes como Palmeiras-SP, Rio Branco de Americana-SP, Cene-MS, JV Lideral-MA, Tocantinópolis-TO e Caburé-To.
Bodoiotti também está trabalhando, com a equipe de futebol sub-18, que iniciará a participação no campeonato maranhense da categoria no próximo dia 19 de Julho, além da seleção de futsal, que também participou no último dia 11 de julho, de um torneio na cidade de Carolina-Ma.
O Sr. Cijaro, na secretaria de Cultura, tem realizando grandes trabalhos, como as festas juninas e na temporada da Ilha Cabral, tem conseguido trazer grandes atrações, deixando sua marca no município.
Como primeira avaliação, Zequinha e seus secretários se saíram bem, mas é bom que não se enganem. O povo espera ainda muito mais e se acham que foram cobrados, isso foi só a ponta do iceberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário